Quando a gente pensa uma coisa e é outra!

Que distorções são mais frequentes na sua vida?

A Terapia Cognitiva Comportamental – TCC, trabalha fundamentalmente com o trio pensamento, sentimento e comportamento, se influenciando mutuamente, formando um círculo vicioso. Neste sentido, um evento qualquer, poderia ativar um gatilho mental e gerar pensamentos que podem ocasionar sentimentos e, consequentemente, comportamentos. Este processo acontece conosco todo o tempo, contudo, só são percebidos quando os pensamentos são disfuncionais, conforme exemplo citado no vídeo. A forma de trabalhar isto é através de treino, confrontando sempre, até que consigamos fazer isto de forma mais automática, não sofrendo com essas distorções, que, obviamente, vão continuar a acontecer em nossas vidas. Muitas vezes precisamos de usar binóculos para ver as coisas realmente como elas são, sem distorções cognitivas.

Veja também

Demências, a reabilitação cognitiva é possível?

A reabilitação neuropsicológica enquanto continuidade de um tratamento A reabilitação neuropsicológica tanto é possível como vem sendo considerada cada vez mais pelos profissionais de saúde. …

Ler mais →

Memória de elefante: mito ou verdade?

Como melhorar minha memória? Na minha infância ouvi muito a expressão “Você tem a memória de um elefante morto!” ou seja, não tem. Na verdade, …

Ler mais →

Estimulação das Funções Cognitivas

Bora jogar? A estimulação cognitiva acontece sempre que realizamos uma leitura, por exemplo, ou contamos o que lemos para alguém. Ocorre ainda, através de jogos, …

Ler mais →

Categorias