Histórias de esquilos…
Dizem que os esquilos são bons jardineiros pois enterram as sementes para escondê-las e esquecem onde colocaram, por isso, elas germinam e viram árvores. E nós, fazemos como os esquilos, esquecendo onde colocamos os objetos? Como é nossa memória?
E agora? Minha memória é assim?
Geralmente lembramos de fatos que são recordados frequentemente ou que marcaram a nossa vida. Por isto, uma pessoa que não memorizou seu CPF por exemplo, podemos perguntar se essa informação foi solicitada com frequência, já que sempre que repetimos uma informação várias vezes, a tendência é que seja memorizada, pois é fato que aprendemos pela repetição.
Ok, e como faço para memorizar?
Experimente ler algo 5 vezes ao dia: duas vezes pela manhã, duas à tarde e uma à noite e, no dia seguinte, tente lembrar o conteúdo sem consultar. Possivelmente terá memorizado tudo, ou seja, terá usado uma técnica para melhorar sua memória. Ainda, faça uma linha da sua vida com os fatos marcantes, bons e ruins, anote tudo que se lembrar e vá acrescentando dados de vez em quando e, assim, perceberá que as lembranças vão se tornando cada vez mais frequentes, na medida em que você as aciona. Contudo, se não memorizar bem na primeira vez, persista, pois é o treino é uma ótima técnica e pode ser responsável por uma boa memória. Ou vai querer continuar como os esquilos? Eles, contudo, constroem jardins com seus esquecimentos e você?